segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Lançamento "A Eloquência do Ódio" de Manuel Soares Bulcão Neto (29.09)


A Eloquência do Ódio:reflexões sobre o racismo e outras alofobias
(editora Livro Pronto/SP)
Livro de Manuel Soares Bulcão Neto

Data: 29 de setembro de 2009 (terça-feira)
Horário: a partir das 19h
Local: Espaço Cultural FAUSTINO/ Restaurante Faustino (Av. Beira-Mar, 3821)
Coquetel de lançamento: até as 21h
Preço promocional na ocasião: R$ 25,00 (vinte e cinco reais)
Contato com o autor (para aquisição de livros e/ou outros): manuelbulcao@uol.com.br

Trecho da Obra:
“Em nome de abstrações biomorfizadas ou antropomorfizadas, pelos interesses misteriosos de grandes ideias substancializadas (a Pátria, a Raça, a Classe, a Letra sagrada...), os homens se desindividualizam, submergem "felizes" na indiferença das massas, convertem-se em instrumentos voluntários, infligem sofrimentos indescritíveis nos outros — "nos estranhos, nos diferentes..." — e em si mesmos, matam e se matam com volúpia, chegando, inclusive, a despersonalizar esta que é a experiência mais íntima: a experiência da morte.

Realmente, como disse Hannah Arendt (1906-1975), o que foram os campos de extermínio de Treblinka, Auschwitz-Birkenau e Sóbibor senão fábricas cujo produto final era a Grande Morte Anônima e Coletiva? Judeus, ciganos, membros da elite polonesa e prisioneiros de guerra soviéticos, antes de serem assassinados, eram despojados de suas roupas, barbas, bigodes, cabelos, em suma, de qualquer coisa que denotasse gosto pessoal e, portanto, uma personalidade. Nos fornos crematórios, sob a grelha, a cinza e a gordura dos corpos nus se misturavam numa gosma indiferenciada, “impessoal”. E todas as almas seguiam para o Céu em legiões difusas, por chaminés, na mesma lufada de fumaça.”

Sobre o AUTOR: Manuel Soares Bulcão Neto nasceu em 1963 na cidade de Fortaleza. Em 1988 bacharelou-se em Direito pela Universidade Federal do Ceará. Ensaísta e escritor, publica artigos no site do Observatório da Imprensa. Tem se dedicado a estudos críticos sobre questões filosóficas fundamentais do mundo contemporâneo, sobretudo no que tange às implicações sociopolíticas dos avanços atuais da ciência. É autor de AS Esquisitices do Óbvio (2005) e Sombras do Iluminismo (2006).

Nenhum comentário:

Postar um comentário