sábado, 7 de novembro de 2009

Patrimônio Para Todos: projeto de Educação Patrimonial pela Escola de Artes e Ofícios

Itapuca Villa, bangalô original dos anos 20 do século XX, patrimônio desperdiçado e destruído como tantos mais, todos os dias, em Fortaleza.

(foto: acervo Nirez)

A Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho está lançando nesta segunda, dia 9 de novembro, o projeto Patrimônio para Todos, que trabalha educação patrimonial com alunos da rede municipal de ensino de Fortaleza.

As aulas para os primeiros alunos já acontecem esta semana no Cuca Che Guevara, entre os dias 9 e 14 de novembro em duas turmas de vinte alunos (uma às 8h e outra às 13h30). As informações dos locais de inscrição poderão ser consultadas no site da Escola (www.eao.org.br.)As oficinas serão ministradas por estudantes egressos dos cursos da Escola de Artes e Ofícios, direcionadas a alunos da rede pública de ensino médio do município de Fortaleza. Eles receberão noções sobre a importância de e valorizar e preservar o patrimônio cultural de suas comunidades e realizarão uma pesquisa em seus bairros, descobrindo, registrando e publicando em um blog as manifestações culturais e patrimoniais de nossa cidade.

A preservação do patrimônio público é uma das principais metas do novo projeto da Escola de Artes e Ofícios/EAO, equipamento vinculado à Secretaria de Cultura do Estado. Com o apoio da Prefeitura de Fortaleza, jovens formados pela EAO darão oficinas sobre a importância do patrimônio cultural para alunos da rede municipal de ensino. Ao todo serão 14 Oficinas realizadas nas 07 regionais de Fortaleza.

Cada oficina atenderá 20 jovens da periferia com idade entre 16 a 21 anos e perfil de exclusão sócio cultural, em bairros de baixo IDH da capital cearense. Cada aluno receberá uma mochila contendo uma caixa de memórias com o material didático. As oficinas abordam temas como a história do Brasil e do Ceará a partir de uma perspectiva local, instigando a curiosidade dos jovens aprendizes a cerca de suas próprias histórias e da comunidade em que vivem. O projeto busca fortalecer nesses alunos o sentimento de cidadania e de identidade com as pessoas e o patrimônio cultural da comunidade, preservando a memória local. O objetivo do projeto é que as crianças e adolescentes envolvidos percebam-se enquanto sujeitos históricos que fazem parte da construção e manutenção da sociedade em que vivem e que têm o poder de atuar criticamente sobre a realidade.

A preservação do patrimônio cultural é resultado desse processo de identificação e do fortalecimento da auto-estima individual e coletiva da população.

Serviço:

Projeto Patrimônio para Todos da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho

Formação das primeiras duas turmas:

Data: 9 a 14 de novembro

Local: Cuca Che Guevara

Horário: 8h e 13h30

Mais informações: (85) 3238 1244 / eao@eao.org.br

Fonte: Comunicação SECULT

Nenhum comentário:

Postar um comentário