quinta-feira, 15 de abril de 2010

61º Salão de Abril abre com performances e intervenções pelas ruas do centro


A cidade de Fortaleza ganha mais um presente no mês em que comemora seus 284 anos: o 61º Salão de Abril, que será aberto no dia 16, às 19h, na Galeria Antônio Bandeira (Centro de Referência do Professor), ocupando, em paralelo, espaços não-convencionais de fruição artística como o Passeio Público e as ruas Senador Alencar e Major Facundo. Na abertura, os destaques são as performances de alguns artistas selecionados. No dia seguinte à abertura, os três curadores da mostra (Suely Rolnik, Ivo Mesquita e Jaqueline Medeiros) se reunirão para decidir o nome do artista que irá receber da Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), uma bolsa de formação no valor de R$ 10 mil. “De abrangência nacional e cada vez mais descentralizado, o Salão de Abril, na verdade, é um convite para que a arte possa estar em todos os lugares de convivência e invenção”, disse Fátima Mesquita, Secretária de Cultura de Fortaleza.

Pela primeira vez em sua história, a 61ª edição do Salão de Abril dá continuidade ao tema da edição anterior “Qual o lugar da arte?”, atendendo aos apelos da classe artística. “A busca por um projeto que demonstre o cerne de todas as edições anteriores e a compreensão do papel deste salão para nossa sociedade são as características mais marcantes desta edição. Assim como nos dois últimos anos, o salão permanece ocupando os espaços de rua, numa busca constante por outras formas de se apresentar e organizar os espaços expositivos. Mais do que inovar, buscamos aprofundar as questões complexas que permeiam a existência e a permanência de um salão com mais de 60 anos de existência”, afirma Maíra Ortins, Coordenadora de Artes Visuais da Secultfor e organizadora do 61º Salão de Abril.


Este ano, o Salão confirma sua legitimidade perante à classe artística local e nacional: foram mais de 400 obras inscritas, de 19 estados brasileiros, sendo São Paulo o estado com maior participação (123 inscritos). Em seguida, o Ceará, com 77 trabalhos inscritos, e o Rio de Janeiro, 53. Entre os 30 selecionados, estão pinturas, fotografias, instalações, intervenções urbanas, esculturas, desenhos, performances, objetos e vídeos. Todos os selecionados receberão um prêmio de incentivo à produção no valor de R$ 2,5mil. Além do caráter contemporâneo, as obras possuem alto nível técnico e trazem idéias inovadoras, que instigam o espectador.


O carioca Pedro Meyer, que participa pela primeira vez da mostra, já está em Fortaleza, trabalhando em sua “Pintura Expandida”: “Já comecei o projeto e a expectativa é grande. Minha linha de pesquisa no doutorado da UFRJ é em Linguagens Visuais na arte contemporânea e a possibilidade de continuar meus estudos é maravilhosa. É muito bom participar do Salão de Abril”, diz.


O grupo cearense Acidum, selecionado com a intervenção “ProPagando”, ao contrário, participa do Salão desde 2007: "Os dois últimos salões quebraram essa história de exposição fechada da arte e foram para a rua. Os assuntos são cada vez mais debatidos e há uma consciência maior da importância da formação artística. Ainda falta muita coisa, mas já é um começo”, acredita.


SERVIÇO:
61º SALÃO DE ABRIL
Abertura: 16 de abril, 19h
Local: Galeria Antônio Bandeira
(Centro de Referência do Professor, Rua Conde D’Eu, 560, antigo Mercado Central)
Exposição: 16 de abril a 31 de maio
Circuito Expositivo:
Passeio Público –Rua Dr. João Moreira, s/n,.
(ao lado da Santa Casa de Misericórdia) – Centro
Centro de Referência do Professor, Rua Conde D’Eu, 560, antigo Mercado Central

Mais Informações:
Site do 61° Salão de Abril: www.salaodeabrilfortaleza.com.br
Maíra Ortins – Coordenadora Geral /Coord. Artes Visuais- Secultfor: 31051358/88912870
Ana Karla Dubiela – Assessoria de Imprensa - 86088036

Nenhum comentário:

Postar um comentário