domingo, 20 de junho de 2010

"Quadrix: aventura e ficção" em HQ CEARENSE!

Clique na imagem para ampliar! (hummmm...)


Chegou a mim a Quadrix: aventura e ficção um bom exemplo de iniciativa em quadrinhos, pasmem, no Ceará.

Publicação bimestral da Quadrix Comics, divisão de História em Quadrinhos da Quadrix (será que pensam em publicar outros gêneros?), tem como direção o editor Alex Magnos (autor do álbum A Montanha Negra e o Pássaro de Fogo) e o editor de arte Anilton Freires.

Em janeiro de 2010 foi lançada sua nº.2, com estampa de "Alexandra", na capa de Lucas Ramos, e, na terceira capa, "Andread, a power girl" (às vezes penso que os quadrinhistas são meio tarados...) .

De entrada, Magnos fala em seu latino editorial "Nihil fieri non potest nobiscum!"sobre uma "maldição" que paira sobre a produção dos quadrinhos brasileiros (agora senti até um arrepio...) e que lhes assegura a falência antes mesmo do segundo número. Causo, parece, superado agora pela Quadrix que, ufana, "levanta as canecas num uníssono heil!"

Depois, seguem-se "Censurado", terror de Wislon Vieira e Aloísio de Castro (que está de parabéns pelo traço e arte-final, roteiro bem do gênero, mas que carecia de melhor revisão), "Carne", ficção científica de Gian Danton, Solange Pitombeira e Elson Thomasi, "Balkhan, o arauto da morte, ficção científica de Leonardo Laino (uma mistura de Wolverine com Conan, de onde não entendi a exclamação "pelos grandes seios da deusa Whoranna!"), "Uma Nova Vida", fantasia de Carlos Henry e Romo (com texto poético), "De Pai para Filho", ficção científica de Dellano Rios e Fred Macedo (parabéns pelo texto, roteiro e desenho muito bons, a melhor peça da revista) e, finalmente, ela, a "Alexandra", ficção erótica de Camilo Manzoni e Di Amorim (desenho bom, entretanto, o texto carece de revisão e de certo primor).

Tenho acompanhado a evolução do trabalho de quadrinhistas locais. Os temas, geralmente, giram em torno dos publicados na Quadrix (eróticos, ficções científicas, fantásticos etc.). Vi surgir muitos fanzines horrorosos, de extremo mau gosto, mas sempre justificados pela falta de recursos. Creio que a visão editorial faz a diferença. Acho que os editores da Quadrix, que não conheço pessoalmente, nos apontam a possibilidade de algo novo que surge. Espero que aprendam a lidar e desenvolver o lado econômico do negócio e que, com isso, consigam superar as dificuldades usuais de sustentabilidade (as tais "maldições") e continuem a publicar cada vez mais revistas de qualidade.

Mexam-se, quadrinhistas!

Quem quiser saber mais da Quadrix, comprar e/ou participar do projeto, seguem abaixo os contatos:

www.editoraquadrix.com.br
vendas@editoraquadrix.com.br
contato@editoraquadrix.com.br

Cartas: rua São Sebastião, 640, Pajuçara, Maracanaú, Ceará CEP: 61932-250

Nenhum comentário:

Postar um comentário