sábado, 21 de agosto de 2010

Cariri Mostrando a 9ª Arte de Quadrinhos e Animação

Um dos momentos mais bonitos da mostra, fora da mostra. O ilustrador Jô Oliveira, de Brasília, acordava cedo todos os dias e, com sabor de café da manhã, desenhava e pintava as "figurinhas" da Casa Grande de Nova Olinda. Um experiência inesquecível para quem vai guardar carinhosa recordação.

Abertura da Mostra com as palavras de Alemberg Quindins, do teatro da Fundação Casa Grande

Políticas Públicas para Quadrinhos e Animação: Tibico Brasil (BNB), Raymundo Netto (Secult) e Paulo Amoreira (Gibiteca de Fortaleza/SecultFor)

Banda d'além mar (Portugal): Nelson Dona (do Festival de Amadora), Luís Afonso (cartunista) e Paulo Monteiro (Festival de Beja)

Gervásio Santana (TexBR), Sidney Gusman (Universo HQ) e André Diniz (NonaArte)

Nos dias 6, 7 e 8 de agosto, na Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri, em Nova Olinda, Ceará, aconteceu a Cariri Mostrando a 9ª Arte de Quadrinhos e Animação.

O evento, patrocinado pelo Banco do Nordeste, BNDES, com parceria do SEBRAE, SESC e Prefeitura de Nova Olinda, reuniu alguns dos artistas envolvidos na cadeia produtiva e de difusão dos quadrinhos e da animação, dentre eles: os desenhistas e/ou roteiristas Spacca (SP), Jô Oliveira (DF), Klevisson Viana (CE), Weaver Lima (CE), André Diniz, Luís Afonso (Portugal), Sônia Luyten (SP), os gibitequeiros Paulo Amoreira (Fortaleza, CE), Maristela Garcia (Curitiba, PR), os colecionadores Max Krichanã (CE) e G.G. Carsan (Pb), os produtores de eventos da Banda Desenhada (histórias em quadradinhos) Paulo Monteiro e Nelson Dona (ambos de Portugal, é óbvio), os animadores Daniel Schorr e Belinda Oldford (com suas experiências no National Film Board of Canadá) e Ricardo Julianni (Núcleo de Animação do Ceará), os músicistas e arranjadores Brandão e Elizah Rodrigues e outros, incluídos na programação ou não, mas apaixonados pela Arte Sequencial e dela fieis trilhadores.

A Fundação Casa Grande apresentou a todos a sua Gibiteca, um trabalho que inveja a qualquer estudioso do gênero. Obras e mais obras sobre formação, roteiros, desenvolvimento da técnica para a boa produção, repito: boa produção, de quadrinhos enquanto arte.

Não sei por que, mas tenho a impressão de que os quadrinhos no Ceará estão experimentando uma fase boa de "renascimento": a Mostra do Cariri, a criação da Gibiteca da Fundação e da Biblioteca Dolor Barreira em Fortaleza, a formação do Fórum de Quadrinhistas, a manutenção da Oficina de Quadrinhos da Universidade Federal do Estado do Ceará (cuja criação teve a participação do Prof. Geraldo Jesuíno), o espaço destinado aos quadrinhos durante a organização da IX Bienal Internacional do Livro do Ceará (com a presença de Waldomiro Vergueiro, Ricardo Jorge, Paulo Amoreira, Hemetério, Baião Ilustrado, Ziraldo, Maurício de Sousa, Sylvio Amarante), a criação do Prêmio Luiz Sá de Álbuns em Quadrinhos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, enfim, algumas iniciativas que trazem uma nova perspectiva dos quadrinhos à população.

Nossos parabéns à Fundação Casa Grande pela promoção do evento, pelo acolhimento da equipe, e aos convidados pela simpatia e integração durante os dias da Mostra. Que venham as próximas edições.

Informações sobre a Mostra: www.mostradequadrinhosfcg.wordpress.com
ou pelo telefone: (88) 3521.8133

Nenhum comentário:

Postar um comentário