sexta-feira, 1 de abril de 2011

Lançamento "Com o Pé em Limoeiro", de Vânia Freitas de Alencar, Prêmio Alberto Porfírio da SECULT (2.4)


"Com o Pé em Limoeiro", segundo livro de Vânia Freitas de Alencar, presta uma homenagem em cordel à cidade de Limoeiro do Norte. O lançamento acontecerá neste sábado, dia 02 de abril, às 19h30min, na Academia Limoeirense de Letras.


Limoeiro do Norte, interior do Ceará. À 200 km de Fortaleza a menina brincou, estudou, cresceu e guardou incontáveis recordações. A infância e adolescência de Vânia Freitas de Alencar passaram pela saudosa praça da cidade, pelo sereno rio Jaguaribe, pelo colégio de freiras Patronato. Embaixo de uma carnaubeira ou em cima de uma bicicleta, Vânia foi trilhando caminhos que estão quase sempre entrelaçados à própria história da cidade. Agora, muitos fragmentos que, até hoje, permanecem na memória da autora podem ser conferidos na obra "Com o pé em Limoeiro". O lançamento acontece no dia 02 de abril, às 19h30min, na Academia Limoeirense de Letras.


O livro é dividido em duas partes. Na primeira, Vânia versa sobre pessoas, lugares ou objetos que nos remetem logo de cara a Limoeiro do Norte. Quem conhece a cidade sabe, por exemplo, a importância do Colégio Diocesano ou de Dom Aureliano Matos. Pessoas que marcaram a vida pessoal da escritora também se fazem presentes nas páginas, como os avós Luiz Alves e Maria José de Freitas. Na segunda parte do livro, os leitores podem conhecer a história da cidade em si. Em 96 estrofes de cordel, estão a origem, os costumes e as tradições daquele povo.


A obra conta com ilustrações de André Arte e edição da La Barca Editora. Com o Pé em Limoeiro só foi concretizado graças ao incentivo da Secretaria da Cultura do Ceará. O livro foi vencedor do Prêmio Alberto Porfírio (literatura de cordel), uma das categorias do I Prêmio Literário para Autores Cearenses, promovido pelo Governo do Estado do Ceará em 2010. Na ocasião, o Governo garantiu a maior premiação para a literatura na história do Ceará. Foram 110 autores contemplados com uma premiação total de dois milhões de reais.


Serviço:

Com o Pé em Limoeiro (116 páginas)

Autora: Vânia Freitas de Alencar

Data: 2 de abril de 2011

Horário: 19h30min

Local: Academia Limoeirense de Letras

Preço promocional para o dia de lançamento: R$ 15,00

Outras informações:

Alvaro Beleza (La Barca Editora) alvaro@labarcaedtora.com.br

(85) 8768 3964 e 3264 8028

Vânia Freitas de Alencar (autora) mvaniafreitas@yahoo.com.br

(85) 3491 8629 e 8783 4661


Sobre a autora

Vânia Freitas de Alencar nasceu em Fortaleza, mas cresceu em Limoeiro do Norte, onde passou 20 anos de sua vida. Graduou-se em Letras pela Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), e fez pós-graduação em Desenvolvimento Técnico pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Aos 62 anos, publica Com o pé em Limoeiro, seu segundo livro. Desta vez, a obra traz a literatura de cordel como gênero. O primeiro livro, de memórias, conta a história da família Freitas. Além da literatura, Vânia também se dedica à pintura e ao teatro.


Sobre a La Barca Editora

Criada em 2009, a La Barca Editora nasceu com a publicação de Transatlântico, da publicitária Mariana Marques. O livro, com capa em percalux azul, título em letras douradas, semelhante a um passaporte, acabou por dar forma ao que hoje é a La Barca: uma editora que se diferencia pelo esmero com que publica seus títulos, com o tratamento visual completando a obra, sendo parte de sua personalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário