sexta-feira, 1 de abril de 2011

PDA da FIEC conclui PLANO DE AÇÃO para a Câmara Cearense do Livro


O Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), realizado no âmbito da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL/CE), concluiu em março a elaboração de um plano de ação para a Câmara Cearense do Livro (CCL).


A entidade é formada por livreiros do Estado e tem o objetivo de expandir o mercado de produções literárias local pelo país. Nesse sentido, o PDA atuou como catalisador dessas necessidades com vistas à prospecção de novos nichos mercadológicos. Segundo Lúcia Abreu, coordenadora do trabalho, a intenção da iniciativa é reforçar essa cadeia de produção literária no estado para que possam expandir suas atividades pelo Brasil.


Nesse sentido, diz ela, estão sendo sugeridas ações como a criação da Escola do Livro, que será voltada à qualificação de mão de obra para atuar no segmento de produção literária. Outra proposta é realização de eventos para divulgar o trabalho dessas empresas no Ceará, como a implantação da Feira do Livro Cearense.


De acordo com Lúcia Abreu, a CCL é um braço do Sindigráfica, e o que se nota é que muitas das empresas gráficas também atuam no mercado de produção literária. Por isso mesmo necessitam de ações específicas de mercado.


Ela ressalta ainda que não há um perfil definido desse segmento de produção livreira no Ceará, o que exige também um diagnóstico mais preciso visando essa transparência. Lúcia Abreu afirma que, apesar disso, durante o processo de elaboração do plano de ação ficou claro o potencial desse mercado no Ceará, que envolve uma grande cadeia produtiva.


A técnica do IEL afirma que muitas dessas ações poderiam ter maior abrangência fora do Ceará caso houvesse um planejamento voltado a esse objetivo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário