sexta-feira, 27 de maio de 2011

Lançamento "A alma do lázaro", de José de Alencar, no Museu do Ceará (27.5)


A alma do lázaro

(Expressão Gráfica e Editora)

de José de Alencar

apresentação de Zilda Maria Menezes Lima

— ganhador do Prêmio Literário para Autor (a) Cearense

Prêmio Otacílio de Azevedo, de REEDIÇÂO, da SECULT/CE —


Data: 27 de maio de 2011 (sexta-feira)

Horário: a partir das 18h

Local: Museu do Ceará (Rua São Paulo, 51, Centro)

Apresentação da Obra: Zilda Maria Menezes Lima

Preço promocional de lançamento: R$ 5,00


Sobre a Obra: A alma do lázaro, um dos primeiros escritos do Autor, mas que foi publicado anos depois em 2º volume de Alfarrábios (1873), juntamente com O ermitão da Glória, narra as desventuras de Francisco, vítima da lepra em pleno século XVIII, na cidade de Olinda, Pernambuco, nordeste brasileiro.

O desprezo e a segregação impostos pela sociedade da época aos portadores de uma moléstia tida como incurável, um misterioso diário que ressurge do escuro da terra e a sombra de um amor impossível constituem a história, praticamente desconhecida do grande público, apesar de seu autor: José de Alencar.

A genialidade de Alencar mais uma vez está explícita no registro de um tempo, no suspense sombrio de seu enredo e no desfecho surpreendente da trama.


Sobre a Apresentadora: Zilda Maria Menezes Lima é licenciada em História (Universidade Federal do Ceará/UFC), especialista em Teoria e Metodologia da História (Universidade Estadual do Ceará/UECE), mestre em História do Brasil e doutora em História Social (Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ). Autora de Uma enfermidade à flor da pele: a lepra em Fortaleza (1920 - 1937), publicada na coleção Outras Histórias. Atualmente, desenvolve pesquisa no campo da História da Saúde e das Doenças.


Apoio Cultural

Secretaria da Cultura do Estado do Ceará

Museu do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário