sábado, 27 de agosto de 2011

Após 32 anos de funcionamento, dia 4 de setembro, fecham-se as as portas de livraria em Notting Hill

rua do bairro Notting Hill, cenário do filme


Para assistir ao vídeo no local sobre os artistas que tentam ajudar a livraria:

http://veja.abril.com.br/multimidia/video/livraria-cenario-de-filme-ameaca-fe

A livraria de viagens que inspirou a popular comédia romântica “Notting Hill” vai fechar depois de 32 anos, apesar de se ter transformado numa verdadeira atração turística da capital britânica.

“The Travel Bookshop”, uma instituição do pitoresco bairro de Notting Hill, deixará daqui a duas semanas de vender biografias de intrépidos exploradores, livros de viagens e guias dos cinco continentes, indicou um responsável da livraria, citado pela agência Efe.

A colorida loja tornou-se um lugar de peregrinação para os milhares de fãs do filme, que obteve sucesso em 1999 nas bilheteira de todo o mundo.

A comédia romântica conta a história de amor entre uma famosa atriz norte americana, interpretada pela igualmente famosa Julia Roberts, e o livreiro londrino William Thacker, ao qual o ator britânico Hugh Grant deu vida.

Apesar de no filme não aparecer realmente a livraria que agora fecha as portas, “The Travel Bookshop” serviu de inspiração para os seus argumentistas, o que rapidamente a transformou num dos lugares incontornáveis para os turistas que visitam o bairro londrino de Notting Hill.

O filme tornou também mundialmente famoso o multicultural e carismático bairro da capital britânica cujo nome adotou, fazendo disparar o preço das rendas das casas, sobretudo devido à “febre” que gerou entre os norte americanos que se mudaram para Londres.

Embora dezenas de pequenas livrarias locais se tenham visto obrigadas a encerrar em todo o Reino Unido por causa da concorrência das grandes cadeias e das vendas pela internet, esse não parece ter sido o motivo que forçou à venda do emblemático estabelecimento.

O seu proprietário desde há 25 anos reside em França e decidiu desfazer-se de “The Travel Bookshop” porque o seu único filho não quer encarregar-se do negócio.


Fonte: Folha.com agência EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário