domingo, 28 de agosto de 2011

Lançamento "Luz Vermelha que se Azula", de Nilto Maciel, no Bazar das Letras do SESC (30.8)


Luz Vermelha que se Azula

(Expressão Gráfica e Editora)

de Nilto Maciel


— ganhador do Prêmio Literário para Autor (a) Cearense

Prêmio Moreira Campos, de CONTOS, da SECULT/CE —


Data: 30 de agosto de 2011 (terça-feira)

Horário: a partir das 19h

Local: Galeria do Teatro SESC Emiliano de Queiroz (Av. Duque de Caxias, 1701, — em frente ao DNOCS — informações: (85) 3452.9032)

Apresentação da Obra e do Autor: Carlos Roberto Vazconcelos, escritor, em entrevista no projeto Bazar das Letras do SESC

Preço de lançamento: R$ 20,00

Para contato com o Autor: niltomaciel@uol.com.br


Para adquirir Luz Vermelha que se Azula (para ausentes ao lançamento e fora do Estado): R$ 25,00 (incluso valor de envio correio)


Depósito em conta – Banco do Brasil - agência: 4885-2/ Conta: 671.063-8, em nome de Nilto Fernando Maciel

Após o depósito, envie e-mail (anexo o comprovante de depósito) para o endereço eletrônico do Autor (acima) com o endereço postal completo (não esquecer o CEP) do destinatário. Qualquer dúvida ou informação, com o Autor.


Sobre a Obra de Nilto Maciel:


“Nilto Maciel é, em verdade, um autor imprevisível, quase estilhaçante. Mas, ao mesmo tempo, humaníssimo e preso aos seus fantasmas conscientes e inconscientes, que latejam e volatizam da alma e do coração de um artista com lugar de destaque e definido na literatura brasileira.” (Caio Porfírio Carneiro)


“Nilto Maciel permanece fiel ao seu artesanato meticuloso. A cada livro publicado, verificam-se novas descobertas e uma outra luz se acendendo às possibilidades do leitor.” (João Carlos Taveira)


“(...) puxa o leitor por caminhos inusitados e consegue, sem exauri-lo no longo percurso que se impõe da primeira à última página, prendê-lo espontaneamente ao universo de seres alucinados e fatigados de sua aventura existencial.” (Aíla Sampaio)


“(...) prova a versatilidade de Nilto Maciel em trabalhar assuntos aparentemente tão díspares, mas que no fundo convergem para a unificação de uma temática que se vem cristalizando como pano de fundo na elaboração da sua atividade ficcional, que é a capacidade de fundir a carnavalização do picaresco com a atmosfera do alegórico.” (Dimas Macedo)


“Seu discurso literário é o triunfo da expressividade sobre as estruturas lineares do idioma.” (Francisco Carvalho)

Sobre o Autor: NILTO MACIEL nasceu em Baturité, Ceará, em 1945. Cursou Direito na UFC. Em 1976, um dos criadores da revista O Saco. Mudou-se para Brasília em 1977, onde deu início, em 1992, à publicação da Literatura: revista do escritor brasileiro, regressando a Fortaleza em 2002.

Entre os melhores contistas brasileiros, obteve primeiro lugar em vários concursos literários nacionais e estaduais. Organizou, com Glauco Mattoso, Queda de Braço: uma antologia do conto marginal (Rio de Janeiro/Fortaleza, 1977). Participou de diversas coletâneas e antologias, entre elas: Quartas Histórias: contos baseados em narrativas de Guimarães Rosa e Capitu Mandou Flores, ambas organizadas por Rinaldo de Fernandes, e “O Cravo Roxo do Diabo”: o conto fantástico no Ceará, organizado por Pedro Salgueiro.


O Cabra que Virou Bode foi transposto para a tela pelo cineasta Clébio Viriato Ribeiro, em 1993.


Publicou nos mais diversos gêneros literários e em diversas línguas (esperanto, italiano, espanhol e francês): Tempos de Mula Preta, Itinerário, Punhalzinho Cravado de Ódio, Os Guerreiros de Monte-Mor (a ser relançado em breve pelo Armazém da Cultura), As Insolentes Patas do Cão, A Guerra da Donzela, Carnavalha, Vasto Abismo, A Rosa Gótica, Pescoço de Girafa na Poeira, A Última Noite de Helena, A Leste da Morte, dentre outros. Como pesquisador do gênero CONTO, publicou: Panorama do Conto Cearense e Contistas do Ceará: d’A Quinzena ao CAOS Portátil.


Apoio Cultural

Secretaria da Cultura do Estado do Ceará

Serviço Social do Comércio - SESC

Abraço Literário

Nenhum comentário:

Postar um comentário