sexta-feira, 16 de setembro de 2011

"Neto de Radialista, Ferroviário é", crônica de Audifax Rios para O POVO


Quando o segundo herdeiro estava prestes a nascer eu trabalhava nos Diários Associados e levava a coisa em tom de troça: vaticinava tal ente vir ao mundo no dia do rádio e que o nome seria, se homem, Assis Chateaubriand ou Napoleão Pimentel, este, um telegrafista (morse, teletipo e telex) que vivia numa carraspana eterna; acaso, mulher, Neide Maia ou Tereza Moura, a então presidenta do sindicato da classe. O rebento nasceu, acertadamente, no dia 21 de setembro, que também é consagrado à árvore. Os nomes, claro, não passavam de brincadeira, na pia batismal e balcão cartorial o pimpolho recebeu mesmo foi o carimbo dos avós: Antonio e João. Estava sacramentada minha condição de radialista por excelência. Competia apenas com o Hélio Franco, o caixa da Perrenove, sua filha aniversariava igualmente neste dia. E quando dos célebres piqueniques da colônia de Iparana brindávamos a coincidência fazendo inveja aos demais antenados hertzianos.

Hoje posso dizer que fui mais além, deixei o Hélio na rabeira. Não é que o dito cujo Antonio João, anos depois, botou no mundo outro cristão macho ou cidadão varonil justamente no dia dedicado ao comunicador? E de lambugem repetiu a homenagem avoenga. Ainda bem que com o aposto Filho, e não Júnior, que hoje em dia usa-se entre o prenome e o sobrenome, o que é um perigo, mormente quando o projeto de doutor se materializa jogador de futebol.

Porém acho que este tal galho genealógico vai ser é maquinista, motorneiro ou condutor. Quem sabe engenheiro da estrada ou goleiro do Ferrim. Porque... vai gostar de trem assim na gare da Central! De brinquedo tem tudo que é modelo. Quebrados. Livrinhos, desenhos e as garatujas que ele mesmo comete. Atualmente anda fascinado com as aventuras de Thomas & Friends. O que me instiga escrever e ilustrar uma historinha sobre a Maria Fumaça, rapariga velha cansada, a ele dedicada, com toda propriedade. Vou por o projeto nos trilhos. Talvez corra melhor que o Tubarão da Barra. E seja uma coisa duradoura como o legendário Waldemar Caracas.

Isto posto, sentir-me-ei realizado. Podendo modificar a já batida sentença engendrada para o homo sapiens e, doravante, radialista consumado, apregoarei de modo definitivo: gerar um filho, plantar uma árvore e gravar um disco. A versão do Millôr Fernandes é bem mais verdadeira, se bem que cruel: Criticar um livro, desmatar uma floresta e por um filho no olho da rua.

Pois bem, toda essa lenga-lenga é para, além de parabenizar filho e neto, dar um grande abraço em todos os radialistas. E lembrar de alguns que já estão fora do ar como Zé Domingos, João Ramos, Wilson Machado, Neide Maia, Blanchard Girão, Carlos Paiva, Manuelito Eduardo, Raimundo Sapo, Armando Vasconcelos, Almir Pedreira, Isis Martins, Idelvar Magalhães, Ulisses Silva, Tarcísio Tavares, Cirênio Cordeiro, Juarez Silveira, José Limaverde, Laura Santos, José Humberto, Lindberg Pirajá, Toinho Mendes, Vander Sílvio... os quais conheci pessoalmente e privei da amizade. Um deles, José Domingos Alcântara, padrinho do aniversariante Antonio João, pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário