terça-feira, 15 de novembro de 2011

Lançamento: Coleção Trava-Língua da APDMCE (Projeto Eu Sou Cidadão - Amigos da Leitura) para 1.500 adolescentes cearenses!

Clique na imagem para ampliar!

Data: 16 de novembro de 2011
Horário: 15h
Local: Auditório Celso Furtado (Banco do Nordeste - Av. Pedro Ramalho, 5700, Passaré – Próximo ao Estádio Castelão)

Mais informações:
Bárbara Janiques: (85)4006-4058//(85)9912-0243 e
Amélia Prudente: (85)9603-8179

Sobre a Coleção e sobre o Projeto: a coleção de livros Trava-Língua, de autoria de Arlene Holanda, composta por oito livros, busca resgatar a cultura popular e unir crianças, jovens, adultos e idosos em torno de uma brincadeira que diverte e ensina. Além disso, promove os Objetivos do Milênio (ODMs) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). O material será trabalhado por, cerca de 1500 crianças e adolescentes de 100 municípios cearenses, integrantes do Projeto Eu Sou Cidadão - Amigos da Leitura, e terá a função de levar às famílias a atividade cultural. Não só a escola, mas a família, principalmente, tem papel fundamental na descoberta e no incentivo ao gosto pela leitura das suas crianças. Além de desenvolver o hábito entre os pequenos, o incentivo à leitura pela família cria laços afetivos entre a criança e o adulto, que irão servir de base para o seu pleno desenvolvimento psicossocial. Desde 2002 o projeto Eu Sou Cidadão vem contribuindo com a formação social de crianças e adolescentes e despertando neles a vontade de ler e entender o mundo. A coleção Trava-Língua será mais uma ferramenta que irá colaborar com esse incentivo à leitura e com a formação cidadã desses jovens.

A coleção TRAVA-LÍNGUA foi concebida e elaborada visando aliar os recursos da literatura ao trabalho lúdico-pedagógico com a linguagem. A perspectiva é unir o processo de aprendizagem ao de processo de conhecimento de mundo das crianças. Assim, as oito obras integrantes da coleção possibilitam o trabalho lúdico com a linguagem, associando temáticas presentes nos textos ao conjunto de valores expressos nos temas transversais. As possibilidades de trabalho interdisciplinar são diversificadas: Ciências da natureza, do corpo humano, tecnologias, Matemática, Geografia, História, Filosofia, Artes, patrimônio cultural, meio ambiente.
No campo da linguagem, o trabalho com manifestações da oralidade se constitui numa ferramenta eficiente para a aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento de habilidades e competências e estabelecendo uma relação privilegiada entre educador/educando. Nos Parâmetros Curriculares Nacionais há recomendação expressa sobre o uso de trava-línguas nos três primeiros anos do Ensino Fundamental. Os textos que constituem as obras unem os recursos da oralidade aos literários, potencializando o repertório de possibilidades a serem exploradas pelas famílias e pela escola.
O lançamento será acompanhado por 150 crianças e adolescentes, que representarão todos os 1500 atendidos pelo projeto. A Coleção Trava-Língua é uma idealização da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE), patrocinada pelo Governo do Estado do Ceará, através do II Edital Mecenas do Ceará, e conta com o apoio cultural da Companhia Energética do Ceará (COELCE).


Abaixo segue a relação dos livros, com seus respectivos ilustradores e resumo bibliográfico:

1 - A Triste História de Três Tigres Tristes

Autora: Arlene Holanda
Ilustrador: Cardoso Júnior

Tigrão, Tigresa e Tigreiro eram três tigres tristes. Nem o fato de serem os astros principais do circo Trianon ou os aplausos que recebiam os alegrava. Tião, o tratador dos tigres, teve pena dos animais e resolveu ajudá-los. Será que Tigrão, Tigresa e Tigreiro deixaram de ser três tigres tristes?

2 - Romeu, o rato que roeu a roupa do rei de Roma

Autora: Arlene Holanda
Ilustrador: Eduardo Azevedo

As aventuras de Romeu, o rato que roeu a roupa do rei de Roma e mudou inesperadamente seu destino. Uma história de suspense e ação, que nos mostra como podemos ser vítimas da nossa própria ambição...

3 - O pinto Pio e a pia que pingava

Autora: Arlene Holanda
Ilustrador: André de Miranda

O pinto Pio piou, piou para avisar que a pia estava pingando. Muita água estava sendo desperdiçada e a torneira precisava ser consertada. Como será que essa história acabou?

4 - O Socó Popó, que coçava sete socós

Autora: Arlene Holanda
Ilustrador: Rafael Limaverde

O socó Popó tinha a difícil missão de coçar seus sete irmãos socós. Não aguentando mais essa “coçassão”, Popó decidiu que precisava fazer algo. A amiga Seriema, solidária ao problema, deu uma sugestão ao socozinho. A solução era bem mais simples do que parecia, e tudo acabou acabando bem.

5 - O tratado da aranha e da rã

Autora: Arlene Holanda
Ilustrador: Sérgio Melo

A aranha e a rã viviam se “arranhando” pelos motivos mais tolos. E quando não havia motivo algum, inventavam ligeiro um. Até que o sapo, vizinho das duas, sugeriu que elas fizessem um tratado. Será que funcionou?

6 - O tatu Tatá taí?

Autora: Arlene Holanda
Ilustrador: Arievaldo Viana

Os tatus Tatá e Teté andavam revoltados com a destruição da mata onde viviam. Será que eles se fecharam em sua toca, para não correr nenhum perigo? Ou será que encontraram uma saída melhor?

7 - A arara Yara, que não era de Araraquara

Autora: Arlene Holanda
Ilustrador: Kazane

Certo dia, a arara Yara descobriu que não era de Araraquara. E que existiam araras iguais a ela vivendo em liberdade, voando pelo céu do Pantanal, comendo coquinhos e fazendo ninhos nos barrancos. Desde então, Yara só pensava em uma coisa: viver como uma arara de verdade, livre de sua gaiola, bem longe de Araraquara.

8 - O sapo Sassá e a sábia sabiá Sinhá

Autora: Arlene Holanda
Ilustrador: Cecília Andrade

O sapo Sassá era o melhor amigo da sábia sabiá Sinhá. Certo dia, Sinhá contou-lhe um terrível segredo sobre as plantações do brejo. O sapinho resolveu investigar e acabou preso em um saco, mas foi libertado pela amiga Sinhá. O que Sassá e Sinhá poderiam fazer para salvar os animais e proteger a saúde dos humanos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário