quarta-feira, 30 de maio de 2012

"Raymundo Netto recebe Boticário Ferreira", Pedro Rocha para o Vida & Arte de O POVO (30.5)


Raymundo Netto, 44, lança Os Acangapebas hoje, às 19h30, no Plenário da Câmara Municipal de Fortaleza. Na verdade, trata-se de sessão solene em que o autor receberá a Medalha Boticário Ferreira e à qual decidiu juntar o lançamento dos contos da obra. Selecionado no Edital de Incentivo à Literatura da Secretaria de Cultura de Fortaleza, em 2007, e vencedor do Prêmio Osmundo Pontes da Academia Cearense de Letras de 2011, o livro estava teoricamente pronto, mas o autor não o considerava assim, até o convite para o recebimento da maior comenda do legislativo municipal.
“Foi uma surpresa boa, porque eu tenho muita admiração pelo Boticário Ferreira, gosto muito da história da cidade”, fala Raymundo sobre a medalha, lembrando a figura de Antônio Rodrigues Ferreira, prefeito de Fortaleza entre os anos 1843 e 1859. “Fico feliz pelo reconhecimento do trabalho na literatura e mais ainda pela oportunidade de lançar o livro”.

Os Acangapebas é o primeiro de contos do autor, que estreou na literatura em 2005 com o romance Um Conto no Passado: cadeiras na calçada, depois de abandonar de vez a carreira de fisioterapeuta em meados da década de 1990. De lá pra cá, escreveu ainda os infanto-juvenis A Bola da Vez (2008), A Casa de Todos e de Ninguém (2009) e Os Tributos e a Cidade (2011) – todos lançados pelas Edições Demócrito Rocha.

“Eles surgem muito da minha observação das pessoas, é um fato que me chamou a atenção, um medo estranho, uma situação estranha e a partir daí eu vou colorindo as histórias com as palavras”, conta o autor sobre a escrita dos contos. Em sua maioria, texto curtos, condensados.
Atualmente editor adjunto das Edições Demócrito Rocha, Raymundo Netto também é designer e quadrinista – produziu a capa de Os Acangapebas e dos vários livros editados pela Secretaria de Cultura do Ceará quando comandou a Coordenadoria de Políticas do Livro e de Acervos, de 2009 a 2011. O escritor também assina quinzenalmente, às quartas-feiras, uma crônica no Vida & Arte. Estes textos, adianta, devem integrar suas próximas obras, mais precisamente outros três livros – um já concluído e que será lançado ainda este ano; outros dois por dar o ponto final.
“O terceiro, eu digo, vai ser minha obra póstuma, os amigos é que vão publicar, Quando o Amor é de Graça, que são crônicas mais biográficas, em que eu falo dos meus sentimentos e da minha vida pessoal”, adianta. Nos planos de Netto ainda estão duas biografias de personalidades já mortas, mas que ele não revela os nomes.
Mais novo condecorado da cidade, Raymundo Netto largará seu hábito de estar presente em qualquer evento que diga respeito à literatura em Fortaleza, incluindo lançamentos de autores obscuros da cidade e visitas a grupos de culto à arte literária. “Ando demais em vários ambientes, ando nos ambientes mais acadêmicos, como também ando nos marginais, nos bares... Conheço muita gente.”
 SERVIÇO 
Medalha Boticário Ferreira

O quê: Entrega do título ao escritor Raymundo Netto, que lança o livro Os Acangapebas
Quando: hoje, às 19h30
Onde: Plenário da Câmara Municipal de Fortaleza (rua Thompson Bulcão, 830 – Luciano Cavalcante)

Outras informações: 3444 8300

Nenhum comentário:

Postar um comentário