sábado, 20 de abril de 2013

Não perca tempo: leia "De Um Tudo" num só lugar, bem pertinho de você!


Clique na imagem para ampliar!

Veio por meio de Audifax Rios, um dos nossos maiores, mais completos e queridos artistas brasileiros, o convite para o lançamento do DE Um Tudo: o almanaque da identidade cearense, publicação mensal da Oficina do Audifax, sob a responsabilidade jornalística de nosso não menos querido Tarcísio Matos e com projeto gráfico desenvolvido pelo João Rios, estrela oficial da Oficina.
E é isso mesmo: um almanaque, em pleno século 21! Audifax, que não é besta e tem mania de pesquisa, abre seu folheto com o editorial “O Fundo do Artigo”, uma breve história almanarquista (adorei), falando da volta do periódico, antes eletrônico, “agora à moda antiga, impresso em papel, com cheiro de tinta e o mesmo espírito simplório e inocente dos livretos premonitórios do tempo que norteavam a vida a partir de astros e raízes. Novidade, decerto, esperada ansiosamente por nossos fiéis legentes, como se dizia em priscas eras.” (...) um mensário da cultura inútil, em pleno reino da fuzarca (...)”
O almanaque, totalmente colorido e ilustrado, com conteúdo escolhido a dedo (no mais singelos dos bons sentidos), está em seu número 4 (embora seja a 5ª edição, pois teve início com o nº 0) e reúne, de fato, “de um tudo” de bom, em colunas fixas e desbundadas, distribuídas em suas 16 páginas, como a humorada “Ceará Moleque”, de Tarcísio Matos, “O Canto do Pardal”, contos e crônicas do prof. Pardal, “Cantarolando”, secção de curiosidades e dicas musicais, “Não Matarás”, charadas de Ernane Pinto, “Pitorescopa”, o futebol em todos os ângulos, por Airton Fontenele, “Cinematógrafo”, a maravilhosa e esculhambática “Miscelânea”, assinada pelo próprio editor (que sabe de cor histórias das quais não sonhamos...), “Tirando o Chapéu”, do amigo Léllis Luna, “Proscênio”, de Assis Martins, “Repentinadas”, o espaço do cordel, “Fortalezamada”, do querido memorialista-mor Nirez, “Olha o Passarinho”, por Antônio Duarte, “Horóscopo Falconético”, o guru brega-star do zodíaco, “Quadro Negro”, do professor BC Neto, em sua ½ figura, “Engenho & Arte”, “Lá de Santanas”, “Você Sabia?”, “Três Tempos”, de homenagens (até então: Airton Monte, Lustosa da Costa, Tarcísio Tavares, José Alcides Pinto e Barros Pinho), além de espaços diversos para artigos, matérias, poesias e outras memórias e a “Chronicando”, na qual, até então, participaram os “Netos” (ou “Nettos”) , João Soares e eu. As demais contribuições são inúmeras e amigas: Carmelita Fontenele, Kazane, Diogo Fontenele, Rouxinol do Rinaré, Serra Azul, Dideus Sales, Descartes Gadelha, dentre muitos outros.
É isso mesmo: entretenimento, música, cinema, literatura, história, memória e cultura, tudo pelas mãos ilustradas de Audifax Rios, detentor de excelente memória, pesquisador e produtor cultural, ilustrador, cenógrafo, escritor e artista plástico/gráfico.
O De Um Tudo vem “Com Tudo”.
Seja também um almanaqueiro como nós. E é baratinho. Compre o seu. Colecione. Faça assinatura. Anuncie. Compartilhe, meu irmão!

Contato: (85) 3044.2124 – João Rios
e-mail: almanaquedeumtudo@yahoo.com.br
https://www.facebook.com/groups/oficinadoaudifax/

Um comentário:

  1. Ah, depois quero ver mesmo...Audifax trabalhou com um dos meus tios, quando eu era guria, o Aldemir Sobreira...gosto muito da criação dele.

    Abraço do Pedra

    ResponderExcluir