segunda-feira, 22 de julho de 2013

Coisas Engraçadas de Não se Rir XXVI: A Revolta do Centavo, crônica de Raymundo Netto para O POVO (03.07)


Nunca antes na história deste Brasil, quem sabe do mundo, uma manifestação assim. Parafraseando o Chico, andavam, não como corpos, mas sentimentos, explodindo aqui e acolá perante a despreparada pátria armada: salve, salve-se! O movimento tem pé – uma ruma deles –, mas não “cabeça”, e eles protestam. “Qual o motivo?”, alguém pergunta. “Isso, aquilo, aquilo outro...” Parece até que não sabem: são TODOS e VÁRIOS os motivos. Dói em qualquer canto, fica difícil apontar. Eles, os motivos, são velhos, desde trasanteontem, mas não caducos.
Os partidos – não conheço nenhum que não traga em seus quadros pelo menos uma reserva randômica de mau-caratismo – tentam adotar a criança, pois é gorda e vota. Porém, ela os rejeita, rasga as suas bandeiras enjoadas de TV, tapa os ouvidos às palavras de ordem doutros tempos que não mais têm significados ou que perderam seu eco no pó de tanta promessa congelada.
Nos ônibus, é como se todos se conhecessem. Qualquer um é “ser-manifestante”. Discutem, pensam diferente, é fato, entretanto, de uma forma ou de outra o que dizem é: “não é ISSO que eu quero. Basta (ou algo parecido), está tudo muito errado!”
Como sempre, em ambos os lados da linha de frente: oportunistas, bandidos, desmiolados, babacas infiltrados e covardes aproveitam-se do muito de gente para desrecalcar, pichar, quebrar, saquear, bater, gastar munição – até com prazo de validade vencido. Acho ridículas as análises diárias sobre o conceito de vandalismo, como se fora possível tomá-lo apenas para um lado ou outro de tal linha.
Mas “O gigante acordou!”, é o que gritam as cartolinas. “Brasil sem corrupção, a catástrofe social!”, “+ Pão – Circo!”, dentre tantas outras.
Os nossos políticos, é certo, erraram. Confortáveis e seguros de escaparem de tantas séries de abusos globais, desdenhavam e criticavam a manifestação, mas agora que tiveram que recebê-la em seus anais, discursam fervorosos a favor dos protestos, procurando, para não perder o hábito, uma forma de tomar proveito da situação. Eles temem, estão inseguros, sofrem junto – mas bem longe – com as gentes nas ruas: “Errei, confesso, mas quem nunca errou que atire a primeira pedra!” E eles atiram!
Outros, ao contrário, mostram suas garras ainda mais afiadas e se revelam, repetindo a mesma violência exposta em seus programinhas sanguinolentos de TV. Destes, queremos guardar bem as palavras... Representantes de si e de suas panelas partidas, filhos de uma democracia mouca e sanguessuga, que se diz representativa quando está mais para “espetaculosa”, que nada deve ao anônimo eleitor, e que aprende rapidinho, juntamente com a chegada das chaves do novo automóvel e da residência de cobertura, a andar de mãos dadas com o egoísta e insaciável capital, que rebola esmolas e prova a sua incompetência na elaboração de cotas e bolsas assistencialistas, sem a menor intenção de ousar e ir ao fundo do poço, raspar o lodo da deseducação, base do crescimento tosco de nossa sociedade emergente, que promete mundos e fundos (os nossos) em apoios e empréstimos a outros países, enquanto em seu quintal as árvores estão a ponto de cair com um vento ligeiro de um be-erre-o-bró.
Um governo incapaz de garantir a chegada de recursos a quem precisa, que não consegue calar a voz melodiosa da corrupção, que desprestigia a existência humana em favor da máquina fa(e)bril dos interesses mesquinhos do poder e phoder.
Não importa qual a bandeira, todas são justas e precisam mesmo ter a sua vez: Educação, saúde, transporte público, segurança, justiça, infraestrutura, mobilidade urbana, direitos humanos, reforma (que não seja remendo) política, enfim, são tantos e inumeráveis os seus PECados que a dúvida foi plantada, e a ela o parlamentar não é nem poderia ser imune.
Os políticos se alvoroçam, se coçam, se calam, ou emergem de repente como “monstros da lagoa” para ludibriar o povo com esperanças quatorzes de um velho candidato cheirando a leite e com queixo grande de predador e carnavalesco tucano, forjando um passado glorioso de mentirinha.

Ah, como eu espero e desejo que tal “gigante” tenha mesmo acordado – embora não goste da sentença – e que não seja apenas mais uma vez que ele tenha apenas se levantado para fazer aquele xixizinho...

Nenhum comentário:

Postar um comentário