terça-feira, 20 de maio de 2014

Curso a Distância e Seminário Promoção da Equidade no SUS (ambos GRATUITOS)


Fundação Demócrito Rocha realiza Curso a Distância e Seminário
abertos a todos e GRATUITOs
com o tema Promoção da Equidade no SUS


SERVIÇOS
1. Curso a Distância "Promoção da Equidade no SUS"
Período de veiculação dos fascículos no O POVO: 21 de maio a 6 de agosto
Período das videoaulas na TV O POVO: 25 de maio a 10 de agosto pelos canais 48 (TV Aberta) e 23 (Multiplay)
Prova on-line: 11 de agosto a 11 de setembro
Inscrição gratuita: 
www.fdr.com.br/equidadenosus
Informações: (85) 3255 6153 ou 0800 280 2210 

2. Seminário "Promoção da Equidade no SUS"
Quando: 23 de maio (sexta-feira), das 14h às 18 horas
Onde: Centro de Eventos do Ceará
Inscrição gratuita: 
www.equidadenosus.com.br
Informações: (85) 3255 6185

Mais Informações a seguir:

A Fundação Demócrito Rocha (FDR), em parceria com a Universidade Aberta do Nordeste (Uane), realiza o projeto Promoção da Equidade no SUS, que conta com curso a distância e seminário presencial. Para participar, é preciso fazer inscrição on-line e acompanhar a publicação de 12 fascículos pelo jornal O POVO, sempre às quartas-feiras, a partir do dia 21 de maio. Complementando a formação, será realizado seminário no próximo dia 23 de maio, sexta-feira, no Centro de Eventos do Ceará.
A implementação de Políticas de Promoção da Equidade em Saúde, preconizada pelo Ministério da Saúde, objetiva diminuir as vulnerabilidades a que grupos populacionais estão mais expostos e que resultam de determinantes sociais da saúde, como níveis de escolaridade e renda, condições de habitação, acesso à água e saneamento, conflitos interculturais e preconceitos relacionados a racismo e homofobia.
“A equidade no SUS institucionaliza modos de pensar, fazer e cuidar da saúde. É por ela que se qualifica a igualdade da assistência, construindo práticas de enfrentamento e superação das iniquidades sociais, além do respeito às diferenças e às diversidades culturais, étnicas, de gênero, raça, cor, entre outras que nos atravessam a vida”, resume Neusa Goya, doutoranda em Saúde Coletiva e coordenadora de conteúdo do curso "Promoção da Equidade no SUS".
O projeto propõe formação e difusão de conhecimentos em saúde para fortalecer a implementação de intervenções que promovam o reconhecimento de iniquidades e seu enfrentamento, sobretudo nas práticas da Atenção Básica em Saúde.
O médico Luiz Odorico Monteiro, ex-secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (MS) e atual representante do Ministério do Programa "Mais Médicos" do Estado do Ceará, ressalta a atuação dos Agentes Comunitários de Saúde: “É fundamental a Política Nacional de Educação Popular em Saúde, instrumento que busca a horizontalidade dos saberes técnico-científicos e populares, levando em conta atores importantes, como os Agentes Comunitários de Saúde, que precisam estar aptos a reconhecer as iniquidades relacionadas às populações vulneráveis, para enfatizar um diálogo com a comunidade”.
Segundo o presidente do Conselho das Secretarias Municipais da Saúde do Ceará, Wilames Freire, muitas comunidades sofrem com problemas persistentes de saúde por falta de informações básicas de cuidado: “A realização do Projeto de Promoção da Equidade no SUS pode ser considerado um pontapé importante no apoio aos gestores e suas equipes no desempenho de suas funções e pronto atendimento à população da forma adequada, já que o aperfeiçoamento do SUS dependerá de novo pacto na distribuição da receita e na redefinição das responsabilidades entre os entes federados, bem como na formação profissional das equipes de saúde nos seus diversos níveis”, destaca.  

O curso a distânciacom carga horária de 120 horas/aula, emitirá CERTIFICADO pela parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Ceará (Uece). O resultado da prova on-line, disponível entre os dias 11 de agosto e 11 de setembro, definirá se o cursista receberá certificado de extensão universitária, caso o aluno obtenha nota maior ou igual a seis.
A veiculação dos fascículos, no jornal O POVO, será iniciada nesta quarta-feira, dia 21 de maio, e prosseguirá semanalmente até o dia 6 de agosto. Além dos fascículos impressos, os cursistas terão à disposição tutoria on-line, videoaulas, por meio da TV O POVO, aos domingos, e Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
O conteúdo, o perfil dos autores dos fascículos, o calendário de atividades e a ficha de inscrição para participar do curso estão disponíveis na página www.fdr.com.br/equidadenosus

Seminário – o encontro presencial será nesta sexta-feira, 23 de maio, no Centro de Eventos do Ceará, das 14h às 18 horas.
Joaquín Molina, representante da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), e André Bonifácio, secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, são presenças confirmadas. 
Além das palestras, o encontro contará com apresentações de capoeira, maracatu, quadrilha junina infantil e oficinas de fanzine para a criançada.  No encerramento, haverá pocket show do MC Edi Rockdo grupo Racionais MC’s. 
Os participantes do seminário também terão direito a certificado on-line e as inscrições para o curso poderão ser realizadas, durante o seminário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário