domingo, 2 de novembro de 2014

Diário de Bordo: Casa de Cultura Laura Alvim, por Raymundo Netto


Estando em Ipanema, após uma semana de imersão nas Minas Gerais, bateu-me aquela saudade do cinema, meu maior companheiro das horas mortas.
Foi quando o Adriano Espínola, amigo, poeta e anfitrião, me disse que ali perto, a duas quadras, havia o Casa de Cultura Laura Alvim, aquela mesma casa da qual, há anos, eu recebia material de estudo sobre animação, durante minha passagem-experiência no mundo do cinema.
A Casa, construída em 1906 e 1913 pelo médico Álvaro Alvim, foi doada ao Governo do Estado do Rio de Janeiro em 1983, seis meses antes da morte daquela que lhe emprestou o nome, que "sonhou" a casa, nunca casou nem teve filhos.


Laura Alvim (1902-1983) queria ser atriz, mas a família nunca aceitou. Para reduzir a frustração, transformou a casa num ponto de encontro de artistas da vanguarda carioca, construindo palcos, convidando artistas para encenar e/ou declamar, promovia festas com a participação de artistas veteranos e jovens, dentre os quais Tônia Carreiro, Fernanda Montenegro, Camila Amado, Bibi Ferreira e o grupo "Asdrúbal Trouxe o Trombone" (Regina Casé, Hamilton Vaz Pereira, Luiz Fernando Guimarães, Patrícia Travassos, Evandro Mesquita, dentre outros). Na Casa, porém, uma exigência: Laura fazia questão de assistir a tudo.
A Casa de Cultura, à beira-mar, na Vieira Souto, atualmente conta com dois teatros (Laura Alvim e Rogério Cardoso), três salas de cinema, galeria de arte, Centro de Artes Ângelo Agostini (em homenagem ao seu avô, pioneiro dos quadrinhos no Brasil, e destinado para cursos de teatro, grafite, quadrinhos etc.), livraria, café e um museu.
Chegando lá, assisti ao filme "O Grande Hotel Budapeste" na última fileira, poltrona numerada, de um sala de 30 lugares (ocupada por 6 pessoas, mas assistida por 5, pois meu colega de fileira fingia-se de papel de parede que ronca...).
Era uma comédia, cujos protagonistas são Ralph Fiennes, F. Murray Abraham e o jovem Tony Revolori. Durante o filme (cenografia perfeita), aparentemente despretensioso e com um colorido fantástico, o desfile de um elenco de luxo: Willem Dafoe, Jude Law, Harvey Keitel, Jeff Goldblum, Edward Norton, Bill Murray, Owen Wilson, entre outros.

Assista ao filme, se um dia ele aportar por aqui, mas se for ao Rio, conheça a Casa de Cultura Laura Alvim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário