terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Resenha-Lançamento "Os escritores que eu matei", de Marco Severo, por Raymundo Netto (26.2)


Os escritores que eu matei, de Marco Severo, é um livro envelopado e endereçado para leitores, de preferência, os habituais, aficionados pelo exercício saudável de debruçar sobre palavras, inseparáveis de suas prateleiras, vagueadores de livrarias, enfim, gente interessante, com quem vale a pena tomar um café e dividir nosso tempo ou uma tapioca.
Como Severo nos diz, também sou atraído por títulos – embora como editor saiba o quanto pode vender uma bela capa –, e o dele é muito instigante, quase fatal. Pensei, a princípio, tratar-se de resenhas de obras por ele tecidas. Não são. Isso, não nego, me rendeu uma boa surpresa.
A obra traz 23 textos versando sobre temas e provocações comuns e recorrentes ao leitor contumaz [se você não souber o que significa isso, provavelmente deverá se esforçar para ler mais], como a questão de ler ou não best-sellers, a leitura de clássicos, a idade certa para ler isso ou aquilo, os autores de uma obra só, o que atrai o leitor, os escritores midiáticos, o que faz um autor ou livro ter destaque e outro não, se devemos (ou se é possível) separar o autor de sua obra, a organização de prateleiras, que livro tememos, se devemos ou não emprestar livros (sugere inclusive uma metodologia de fundo de armário...), o que devemos e podemos ler antes de morrer (ou o que é melhor esquecer), leituras da infância, o que levaria para uma ilha deserta (no caso de títulos, claro) etc. e coisa e tal, além da “fofoca” literária, aquelas informações minimalistas da vida íntima e idiossincrasias desses seres (artistas) tão queridos e imortais.
Severo é um obsessivo, tanto, que nos assegura ser nos, espero longínquos, estertores finais de vida o seu último pedido: mais livros! Para quê? Ora, desde criança, e com mais vigor na adolescência, descobriu a sua paixão pela leitura. Deve ter sido muito criticado, muito zoado, como geralmente são aqueles que ousam se encostar num canto de parede para ler e viver livros. Um hábito estranho, merecedor de títulos dos mais impopulares nos tempos meus, assim como nos dele e até hoje: CDF, bitolado, alienado, crânio, geninho, nerd dentre outros. Quem mandou querer ser diferente?!
Longe de concordar com tudo que ele estampa no livro – o que a democracia e a diversidade permitem e exigem, embora não o perdoe por escrachar meus cânones soniais –, a obra faz pensar, seu maior mérito, provoca uma reflexão sobre o nosso modo de nos encontrarmos nesse mundo literário, não apenas no que diz respeito a leitura, mas também a nossa relação com o suporte livro e a própria literatura que nos rodeia.
De leitura fluente, na voz de crônica, e por vezes divertida (quando não estiver troçando com você), Severo vai aparecendo, se revelando, abrindo seu catálogo de memórias, o repertório de vida inteira, assim como nós o fazemos, enquanto leitores dele, num diálogo silencioso – mesmo quando em nossa cabeça estamos berrando: “Está maluco, Severo? Esse cara é tudo de bom!” – e, o melhor, que não precisa ter fim quando cruzamos a última página.
Só peço ao autor: por favor, não me envie cartas! Ele saberá o porquê, e você também, se adquirir o livro.

Serviço
Os escritores que eu matei, de Marco Severo
Editora: Substânsia
Lançamento: 26 de fevereiro (quinta-feira), às 19h
Local: Biblioteca da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Prédio anexo – 4º andar: Rua Barbosa de Freitas/Av. Pontes Vieira)
Preço: R$ 30,00

Livraria Virtual: http://www.editorasubstansia.com.br/#!loja/ccz3

Nenhum comentário:

Postar um comentário