sábado, 4 de abril de 2015

Demissões na Biblioteca Nacional, descontos em livros, MalbaTahan e PNLD


A Biblioteca Nacional dispensou 28 funcionários terceirizados, de vários setores, nesta semana. Segundo a instituição, o corte de 10% no contrato de terceirização foi uma necessidade em vista do orçamento menor previsto para este ano – o valor final ainda não está definido, mas o ministro da Cultura, Juca Ferreira, já afirmou que a pasta vem trabalhando com uma expectativa de contingenciamento de até 30%.
Com as demissões, agrava-se a situação da instituição, que há um mês desligou 79 estagiários e ainda pode sofrer novos cortes. A biblioteca, a maior da América Latina, tem hoje cerca de 600 funcionários, entre servidores e terceirizados. Há um ano, aguarda autorização para convocar 40 bibliotecários que passaram em concurso. Além disso, quase metade do quadro atual de servidores pode se aposentar em até três anos.
 
Descontos Menores
A prática da Amazon de aplicar descontos agressivos aos livros que vende ainda não puxou para baixo os preços no mercado nacional, como temiam concorrentes, que consideram a prática predatória para o mercado.
A conclusão pode ser tirada da análise de dados do Painel de Vendas de Livros no Brasil, resultante de parceria entre a empresa Nielsen e o sindicato dos editores, o Snel. Segundo o relatório divulgado na quarta (1º de abril), o desconto médio dado por livreiros sobre o preço de capa dos títulos no primeiro trimestre de 2015 foi de 17,23%, ante 20,40% no mesmo período de 2014.
Não significa que os livros estejam mais caros. Apesar dos descontos menores, o preço médio do livro caiu de R$ 42,47 em 2014 para R$ 41,92 neste ano – desvalorização de 9,11%, dada a inflação.
Marcos Pereira, um dos donos da editora Sextante e o presidente do Snel, diz que, para evitar queda nas vendas, os editores não estão repassando os custos de inflação para os livros.

Matemática 
Em 6 de maio, quando se completam 120 anos do nascimento do escritor e matemático Julio Cesar de Mello e Souza (1895-1974), o Malba Tahan, a Record publica edição especial, com capa dura, de seu maior sucesso, O Homem que Calculava, que já teve mais de 500 mil cópias vendidas. Em homenagem a Tahan, por sinal, 6 de maio é o Dia da Matemática.

Independentes 
Raquel Menezes, editora da Oficina Raquel, é a nova presidente da Libre, associação de editores independentes. Entra no lugar de Haroldo Ceravolo, da Alameda Editorial, que por quatro anos viu o número de associados subir de cerca de 80 para 120.

Impressão 
Em resposta à Abrelivros, que diz que todos os livros vendidos pelas editoras didáticas ao PNLD (Plano Nacional do Livro Didático) são impressos no Brasil, a Abrigraf, que representa a indústria gráfica, diz que não é possível afirmar isso, já que a classificação fiscal para livros didáticos ou não didáticos importados é a mesma.

Impressão 2 
A Abrigraf apoia o projeto do deputado Vicentinho (PT-SP) que determina que todos os didáticos adquiridos pelo governo federal sejam produzidos e impressos no Brasil. 


Fonte: “Painel das Letras”, de Raquel Cozer, para a Folha de S. Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário