sexta-feira, 17 de abril de 2015

Espetáculo "Baldio", com o Pavilhão da Magnólia, às terças de abril e às quintas de maio


Quais são os limites entre o que é real e o que é representação? Como as histórias e reminiscências dos atores constroem a trama? O pontapé de “Baldio” é a figura de um cão vira-lata em situação de abandono, inspirado numa das narrativas do livro Contos de Lugares Distantes, do escritor australiano Shaun Tan. O signo do animal abandonado reverbera na criação dos atores, em memórias oscilam entre delicadezas e violência. Esse é a imagem que emoldura os contrastes e oposições do espetáculo. A obra ultrapassa o relato e mistura a linguagem cinematográfica na cena sob a direção audiovisual de Lenildo Gomes e suporte técnico de Victor Grilo.
O texto, construído em processo, é assinado pelo vencedor do prêmio Funarte de Dramaturgia em 2014, o dramaturgo paraibano Astier Basílio. A direção é do professor chileno, radicado em Fortaleza, Héctor Briones, sendo uma parceria do Pavilhão da Magnólia com o Laboratório de Poéticas Cênicas e Audiovisuais (LPCA) do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC).


Ficha técnica
Direção: Héctor Briones; Dramaturgia: Astier Basílio; Assistência de Direção e Preparação Corporal: Edivaldo Batista; Elenco: Denise Costa, Eliel Carvalho, Jota Jr. Santos, Nelson Albuquerque e Silvianne Lima; Participação especial de Hylnara Anny Vidal e Edivaldo Batista; Iluminação: Wallace Rios; Trilha Sonora: Ayrton Pessoa (Bob); Concepção de Cenário: Héctor Briones; Desenho de Cenografia: Elaine Nascimento; Cenotécnica: Ricardo Barroso; Designer: Carol Veras; Direção Audiovisual: Lenildo Gomes; Técnico de Audiovisual: Vitor Grilo; Apoio Audiovisual: Hylnara Anny Vidal; Teaser: Diego Souza; Fotos: Paula Yemanjá; Figurinos: Li Mendes; Costureiras: Marli Lima e Arli Figueiredo; Coordenação de Produção: Nelson Albuquerque; Produção Executiva: Jota Jr. Santos e Silvianne Lima.



Sobre o Pavilhão da Magnólia
O Pavilhão da Magnólia, surgido em 2005, é um dos expoentes grupos de teatro de Fortaleza, com uma prática voltada para ações que movimentam a cena cultural da cidade. Com produções para o palco, rua e para o público infantil, o Pavilhão produziu espetáculos como: “A Revolta das Coisas (2005)”, “O Pássaro Azul (2008)”, Pétalas (2009), “Festa” (2012) e outros. O Pavilhão realiza residência artística no Teatro Universitário desde 2012, sendo um dos principais agentes responsáveis pela revitalização do espaço e, desde 2014, o grupo realiza também o projeto “Centro em Cartaz” no Teatro Carlos Câmara, em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, revitalizado recentemente após 20 anos abandonado.

Serviço:

Baldio 
Temporada: todas as terças, mês de abril, e às quintas no mês de maio
Horário: 20h
Local: Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (avenida da Universidade, 2210 - Benfica, Fortaleza)
Ingressos: R$ 16,00 (inteira) e R$ 8,00 (meia)

Mais Informações sobre o Pavilhão:

Nenhum comentário:

Postar um comentário