terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Abertas as inscrições para o I Salão Latino-Americano de Humor


O Memorial da América Latina, com o apoio da Associação dos Cartunistas do Brasil e do Instituto Memorial das Artes Gráficas do Brasil, realiza no próximo mês de abril o 1º Salão Latino-Americano de Humor. As inscrições para participantes já estão abertas. 
O diferencial de outros salões pelo mundo é que nesse os próprios finalistas da competição vão indicar os vencedores. 
Podem se inscrever desenhistas de humor gráfico (cartuns e caricaturas), profissionais ou não. Cada artista poderá inscrever até três trabalhos com o tema “Sons da América Latina”. Os desenhos não precisam ser inéditos, porém não podem já ter sido premiados em outro evento. 
Os cartuns e caricaturas devem ser enviados até o dia 15 de março de 2016, exclusivamente por inscrição dentro do site do evento - www.salaolatinoamericanodehumor.com. Lá estão disponíveis todas as informações e o regulamento completo. 
No total, 150 trabalhos serão selecionados por um júri capacitado e ficarão expostos no Espaço Gabriel García Márquez, do Memorial da América Latina.

Evento
O 1º Salão Latino-Americano de Humor tem como objetivo desenvolver temas relacionados à música, esporte, literatura, turismo e cultura em geral. 
A primeira edição trará painéis cheios de cores, traços e humores sobre o Tango, a Rumba, o Samba, o Bolero, a Bossa Nova, entre outros ritmos musicais, e seus grandes intérpretes e compositores. 
 A curadoria é de José Alberto Lovetro (JAL), com direção de Gualberto Costa.

Premiação
Os próprios participantes selecionados para a exposição é que votarão e elegerão o melhor cartum ou caricatura do Salão, que receberá uma premiação no valor de R$ 12 mil. A votação será aberta e feita por e-mail. Não será permitido o voto do autor no próprio desenho. Essa é uma experiência inédita nos salões de humor.

Memorial da América Latina - Inaugurado em 18 de março de 1989, o Memorial da América Latina é uma Fundação de direito público, sem fins lucrativos, com o objetivo principal de difundir as manifestações latino-americanas de criatividade e saber, buscando o estreitamento das relações culturais, políticas, econômicas e sociais do Brasil com os demais países da América Latina. Projetado e implantado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o Memorial está instalado próximo do Centro de São Paulo, no bairro da Barra Funda. O projeto cultural foi idealizado pelo antropólogo e escritor Darcy Ribeiro, que propôs um papel importante: desenvolver no Brasil a consciência da integração e aprofundar a convivência e a amizade dos povos da América Latina. 
José Alberto Lovetro (JAL) - jornalista e cartunista, é o atual presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil. Iniciou sua carreira na Folha de São Paulo em 1973, trabalhando depois para os principais veículos de comunicação do país como o jornal O Estado de São Paulo, TV Cultura, TV Tupi, The Brazilians (EUA), Pasquim, Revista Sem Fronteiras (Holanda/Bélgica), DCI, TV Bandeirantes, TV Gazeta(SP), TV Manchete, Revista Semanário, Rádio Tupi, TV SENAC/SESC entre outros. Organizou mais de 150 exposições e salões de humor além de ser premiado pelo jornal Asahi Shimbun (Japão) como cartunista e ter recebido o prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos por sua atuação na Campanha Diretas Já, em 1984. É criador junto com Gualberto Costa do Troféu HQMIX, o Oscar dos quadrinhos que está em sua 28º edição. 
João Gualberto Costa - arquiteto e diretor de arte é o atual presidente do Instituto Memorial das Artes Gráficas do Brasil. Trabalhou como editor e diretor de arte em diversas editoras como PRESS, EBAL, Meribérica (Portugal) e Revista Bundas (Ziraldo) entre outras. Juntamente com o cartunista JAL escreveu o livro "História do Futebol através dos Cartuns" e “A história da seleção brasileira através das charges”. Foi pioneiro nos Salões de humor ao organizar o segundo Salão Mackenzie de Humor em 1978. Organizou diversas exposições e criou o Troféu HQMIX com o JAL.. Editor de diversas revistas, lançou vários desenhistas que hoje são nomes importantes da área. Foi um dos produtores de documentários de humor gráfico sobre o Pasquim e o Salão Internacional de Humor de Piracicaba pela TV SENAC/SESC e TV Cultura. 

Assessoria de Imprensa

Memorial da América Latina
Flávia Gatti / Daniel Pereira
(11) 3823 4644/4782/4647

Associação dos Cartunistas do Brasil
Way Comunicações
Bete Faria Nicastro - bete@waycomunicacoes.com.br
Tel.: (11) 3862-1586 / 3862-0483 / 99659-2111


2 comentários: