sábado, 5 de março de 2016

Resenha sobre "Cada Um a seu Modo", quadrinhos de Júlio Belo, para o site Tujaviu


Cada um a seu modo, a HQ Linha Clara brasileira de Júlio Belo que você precisa conhecer

Um dos quadrinhos mais charmosos que vi nos últimos tempos veio das mãos de um bancário que não mora no eixo Rio-São Paulo. Produto genuinamente nordestino, feito no Ceará, Cada um a seu modo é uma obra em preto e branco do talentoso Júlio Belo. O tipo de trabalho que ele faz é profundamente inspirado pela Linha Clara europeia, mesmo estilo de Tintin, Blake e Mortimer, Adler, January Jones, Barelli e de muitos outros personagens incríveis que são completamente desconhecidos no Brasil.
Publicada em 2011, com o apoio do Banco do Nordeste, a HQ é ambientada em Fortaleza e em Granja, cidade localizada na margem esquerda do rio Coreaú. Tudo foi feito com a ajuda de referências fotográficas e apresenta três narrativas.
A primeira delas é uma trama bem família em que Sofia é uma linda garotinha que está à espera do pai, prestes a chegar de uma viagem. Boa parte do conto é desenhado do ponto de vista da pequena menina.
50 por hora fala de sexo e surpreende quando o argumento traz um final surpreendente para o que parece ser um relacionamento conturbado entre um homem e uma mulher.      
A Frase Riscada foi o quadrinho que mais gostei, atraído pelo traço de seu personagem principal, em sintonia com a estética da obra de Edgar Pierre Jacobs. A figura também me lembrou o barbado e igualmente bigodudo vilão Axel Borg, inimigo maior de Lefranc, herói criado por Jacques Martin. Desta vez, um escritor de meia-idade decide visitar a sua cidade natal, onde é recebido por velhos amigos. Ele vai a lugares que lhe trazem incríveis lembranças e decide escrever sua autobiografia.
Com 68 páginas, capa fosca em brochura e formato de álbum, Cada um a seu modo tem tudo para estar à venda nas melhores livrarias do país e, quem sabe, ter uma versão em francês. É digno do talento dos melhores quadrinistas nacionais! Perfeito, sensível e de extremo bom gosto, mereceria ganhar uma opção pintada em cores chapadas.
Saiba mais sobre o trabalho de Júlio Belo e de outros artistas bem legais em: https://www.facebook.com/TheComicsCafe/

Por PH (Fonte: site Tujaviu).
É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground


Nenhum comentário:

Postar um comentário