sábado, 12 de novembro de 2016

"I Diálogos com o Feminino", GRATUITO e IMPERDÍVEL (17 a 19 de novembro)


Clique na imagem para ampliar!

I Diálogos com o Feminino*,
da Sociedade Cearense de Ginecologia e Obstetrícia (Socego)
Programação GRATUITA e sem necessidade de INSCRIÇÃO!
Data: 17 a 19 de novembro de 2016
Local: Faculdade de Medicina Christus – Sala 5
(rua João Adolfo Gurgel, 133, Cocó)
Mais Informações: (85) 4011.1575
Programação COMPLETA

(*) O I Diálogos com o Feminino integra a programação do XXIX Congresso Nordestino de Ginecologia e Obstetrícia e IV Congresso Cearense de Ginecologia e Obstetrícia, sendo aberto e gratuito a tod@s @s interessad@s.

Exposições Fotográficas Permanentes (17 a 19 de novembro):
·         “Florescer”, de Roberta Martins, um olhar artístico sobre o parto humanizado.
·         “Sereias”, de Fernanda Oliveira, o universo das mulheres trabalhadoras do mar.
17/11 – Quinta (Sala 5)
14 às 16h:
Cine-Materno: “O Começo da Vida” – com análise ecomentários de Bernadete Porto (pedagoga e professora da UFC) e Álvaro Leite (médico e professor da UFC). O Começo da Vida é um filme de Estela Renner.
SINOPSE: Uma análise aprofundada e um retrato apaixonado sobre os primeiros mil dias de um recém-nascido, o verdadeiro começo da vida de um ser humano, tempo considerado crucial pós-nascimento para o desenvolvimento saudável da criança, tanto na infância quanto na vida adulta, onde os pais precisam ter o maior cuidado, amor e carinho possível. O filme nos convida a refletir juntos, enquanto sociedade: será que estamos cuidando bem deste momento único da vida que determina tanto o presente quanto o futuro da humanidade?
16 às 17h:
Atividade Banco de Cordão Umbilical (BCU)
Diálogo sobre aleitamento materno –Thalita Cavalcante (enfermeira)
Coleta de cordão umbilical – Fabrício Martins(médico)
Mesa Redonda: “Redes Sociais e o universo do parto humanizado” – como debatedoras: Monique Lima(doula, fisioterapeuta, PHC), Krys Rodrigues (doula, psicóloga, PHC), Roberta Martins (doula e fotógrafa de partos, autora da exposição “Florescer”, em cartaz durante o Congresso) e Emily Gama (videomaker de partos).
18/11 – Sexta (Sala 5)
8 às 11h:
Sessão Pública do Comitê de Mortalidade Materna do Estado do Ceará
(1) apresentação do último boletim epidemiológico das mortes fetais, maternas e infantis do estado do Ceará; (2) apresentação do consolidado trimestral das macrorregionais.
11 às 12h:
Roda de diálogo sobre a feminização da infecção por HIV – como debatedoras: Iolanda Santos (assistente social, educadora, facilitadora de grupos, profissional da área de saúde pública com foco na prevenção DST/Aids/HIV, gênero, saúde sexual e reprodutiva e prevenção de violência) eKitah Soares (filósofa, astróloga, psicopedagoga, educadora e facilitadora de grupos).
14 às 16h:
Filme-provocação: “Olmo e a Gaivota” – com análise ecomentários de Beatriz Furtado, professora do curso de Cinema da UFC. Olmo e a Gaivota é o premiado filme de Petra Costa e Serge Nicolai.
SINOPSE: Uma travessia pelo labirinto da mente de uma mulher, O Olmo e a Gaivota conta a história de Olivia, atriz que se prepara para encenar A Gaivota, de Tchekov. Quando o espetáculo começa a tomar forma, Olivia e seu companheiro Serge, que se conheceram no Théâtre du Soleil, descobrem que ela está grávida.
16 às 17h:
Bate-Papo e Lançamento: “O Instante-Quase” – com participação de Juliana Diniz, autora do livro de contos O Instante-Quase (editora 7 Letras), professora do curso de Direito da UFC e mãe de gêmeos.
SINOPSE da Obra: Doze nomes, doze mulheres, doze histórias: a prosa certeira de Juliana Diniz nos envolve a cada conto de O instante-quase, revelando um olhar feminino ao mesmo tempo múltiplo e singular, pelas lentes de cada uma de suas protagonistas. Com amplo domínio da língua e das técnicas narrativas, Juliana é uma autora estreante que escreve como veterana – alternando o foco entre narrador e personagem, valendo-se de cartas, diálogos ou confissões para expor variados pontos de vista, e sempre conduzindo com maestria o leitor até a conclusão, muitas vezes inesperada (da Editora).
O livro estará disponível para venda e autógrafos no local.
17 às 19h:
Mesa Redonda: “Ser mulher na cidade” – como debatedoras: Silvania de Deus (designer de moda e coordenadora do grupo de artesãs que confeccionou a bolsa adotada para o Congresso), Fernanda Oliveira (professora de fotografia, autora da exposição fotográfica “Sereias”, em cartaz durante o Congresso), Jamile Menezes (estudante de medicina, em relato sobre sua experiência do ser mulher no curso) e Valéria Pinheiro (planejadora urbana, pesquisadora e militante do direito à cidade).
19/11 – Sábado (Sala 5)
8 às 10h:
Filme-provocação: “No Limite do Silêncio” – comanálise e comentários de Priscila Campos, fundadora e psicóloga na empresa CASULO (Centro de Apoio ao Sujeito no Luto). No Limite do Silêncio, de Tom McLoughlin.
SINOPSE: Psiquiatra fica arrasado quando seu filho adolescente se suicida, fato que provoca a sua separação. Três anos depois, ele não mais consulta, até ser provocado a acompanhar um caso que o surpreende e pode mudar o rumo de sua vida e profissão. Uma travessia de contornos complexos e psicológicos.
10 às 12h:
Mesa Redonda: “As mulheres, a depressão e a prevenção do suicídio” – Projeção do filme "Elena", de Petra Costa – como debatedoras: Priscila Campos(psicóloga), Mirela Hipólito (psicanalista, professora do curso de Psicologia da Unichristus), um(a) representante do Centro de Valorização da Vida (CVV) e um(a) representante do Projeto de Apoio a Vida (Pravida).
19/11 – Sábado (Auditório principal) - programação paralela à Sala 5, excepcionalmente no Auditório, juntamente com os demais participantes do Congresso Nordestino de Ginecologia e Obstetrícia.
8h – 8h40: Conferência: “Os direitos humanos das mulheres” - com Marinina Gruska.
8h40 – 9h30: Conferência Magna: “Os médicos não temem o sangue, por que temem falar de sexo?” - com Ricardo Cavalcanti.
10h – 10h30: Conferência: “Gênero, saúde e cidadania” - com Aline Veras Brilhante.
10h30 – 12h: Fórum: “Enfrentamento à Violência contra a mulher” - Organização da rede de assistência à mulher vítima de violência nos serviços de saúde (Léa Dias) | Violência obstétrica (Liduina Rocha) | Bioética e assistência obstétrica (Humberto Chaves)

Promoção e Realização
Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo)
Associação Cearense de Ginecologia e Obstetrícia 

Apoio
Cooperativas de Ginecologistas e Obstetras do Ceará

Unichristus: Centro Universitário Christus



Nenhum comentário:

Postar um comentário