segunda-feira, 17 de julho de 2017

A Fundação Demócrito Rocha no Prêmio HQMIX


O Curso Básico de Histórias em Quadrinhos e a Antologia HQ, ambos projetos da Fundação Demócrito Rocha (FDR), são finalistas do Prêmio HQMIX, o “Oscar dos quadrinhos brasileiros”, organizado pela Associação dos Cartunistas do Brasil e pelo Instituto do Memorial de Artes Gráficas do Brasil.
As duas ações integraram o projeto HQ Ceará 2016, uma parceria da Fundação Demócrito Rocha – por meio da Universidade Aberta do Nordeste (Uane) – com a Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (SecultFOR), e que contou, além das referidas ações, com 9 cursos/oficinas presenciais, 2 palestras (com representações do segmento e com o editor da Draco, Raphael Fernandes), 2 shows temáticos (banda Hattori Hanzo), 1 documentário e 1 exposição.
O Curso de Histórias em Quadrinhos, gratuito e com 120h (composto por 12 fascículos e 12 videoaulas), concorre na categoria “livro Técnico”, sendo o primeiro curso a distância de quadrinhos no país e alcançando a marca de 6.188 inscritos em todos os estados brasileiros (com exceção do Acre). A obra, cuja coordenação editorial e preparação de originais é de Raymundo Netto, a de conteúdo é de Daniel Brandão e as ilustrações de Guabiras, contou com os seguintes autores: Daniel Brandão, Raymundo Netto, Zé Wellington, Ricardo Jorge, J.J. Marreiro, Thyago Cabral, João Belo Jr, Julio Belo, Jean Sinclair, Lene Chaves, Weaver Lima, Débora Santos, Sirlanney, Luís Carlos Sousa, Mano Araújo, Rafael Dantas, Dharilya, Robson Albuquerque, Fernando Lima, Talles Rodrigues e Pedro PJ Brandão.
A Antologia HQ, que concorre em 2 categorias, “Publicação Mix” e “Edição Especial Nacional”, foi organizada por Daniel Brandão, reunindo 32 (trinta e dois) quadrinistas dos mais diversos estilos: Fernando Lima, Jean Sinclair, J.J. Marreiro, Pedro Brandão, Brendda Lima, Dharilya, João Belo Jr, Heron, Karlson Gracie, Luís Carlos Sousa, Nath Garcia, Marcus Rosado, Rafael Dantas, Sirlanney, Cristiano Lopez, Denilson Albano, Guabiras, Lene, Lincoln Souza, Lucas Pascoal, Mano Araújo, Robério Leandro, Rodrigo Matos, Thyago Cabral, Walber Feijó, Daniel Brandão, Júlia Pinto, Lucas Rebelo, Ramon Cavalcante, Rod Mendez e Weaver.
Ambos projetos gráficos tiveram origem no Núcleo de Design Editorial (NDE) da FDR, composto por Amaurício Cortez, Welton Travassos e Karlson Gracie, além da edição eletrônica de Cristiane Frota.
O Curso teve a administração da Universidade Aberta do Nordeste (Uane), que já atendeu a mais de 1 milhão de cursistas no país em 34 anos de existência, sendo hoje coordenado por Ana Paula Costa Salmin, com assessoria técnica de Joel Bruno.
O documentário, A História das HQs no Ceará, longa-metragem (1h25 de duração), será lançado em breve, com ampla divulgação pela imprensa e redes sociais.
A Fundação Demócrito Rocha, que teve a honra e o prazer de realizar todas essas ações, gerando um movimento pouco frequente em nosso estado em torno das HQs, no desejo de contribuir para a formação e o fomento do debate de empreendedorismo entre os profissionais das cadeias criativa e produtiva das HQs no Ceará, conferindo-lhe visibilidade e colaborando para o fortalecimento do mercado cultural, gerando trabalho e renda e incentivando o gosto pela leitura, fruição e produção de HQs, provocou e assistiu à instituição do Dia Estadual dos Quadrinhos no Ceará, 28 de setembro (em homenagem ao desenhista Luiz Sá), Lei nº 16.170, de autoria do deputado Renato Roseno, decerto uma conquista para o segmento.

Agradecemos à Prefeitura de Fortaleza que, por intermédio da Secretaria Municipal da Cultura, acreditou e investiu na proposta. Em especial, a Paola Braga, secretária executiva da SecultFOR.
Enfim, agradecemos a todos que fizeram e fazem parte dessa história, não apenas como autores, facilitadores, designers, ilustradores, convidados, captadores de recursos, gerentes, diretores, jornalistas, assessores, divulgadores, equipe da controladoria, do financeiro e da prestação de contas, das estratégias digitais, mas também aos produtores, aqueles que trabalham por trás das câmeras, do palco, das campanhas das agências, das cortinas, mas que contribuíram sobremaneira para garantir o sucesso desse empreendimento.
A todos, o nosso mais sincero obrigado e parabéns.


Nenhum comentário:

Postar um comentário