sábado, 3 de março de 2018

Amigos do AlmanaCULTURA: Sânzio de Azevedo



Demócrito Rocha: 130 anos

Quando professor de Literatura Cearense no Curso de Letras da UFC, ao falar do Modernismo, o nome que eu mais destacava era o de Demócrito Rocha, o poeta de “O Rio Jaguaribe é uma artéria aberta”, que assinou (como a todos os seus poemas) como Antônio Garrido. Ao incluir o poema na minha Literatura Cearense (1976), pensei em pôr o pseudônimo, mas era tarde: todo mundo sabia quem era o autor dos versos: “O Rio Jaguaribe é uma artéria aberta / por onde escorre / e se perde / o sangue do Ceará. / O mar não se tinge de vermelho / porque o sangue do Ceará / é azul.”
Se formos pinçar os termos científicos do poema, veremos que são muitos, como artéria, plasma, hemoglobina, sístole, aneurismas, rede capilar, carótida, injeção de soro, células, protoplasma, cromatina, etc., mas vamos ver que os vocábulos, lidos ao longo do texto, se diluem na eloquência que povoa os versos, razão de ter sido um dos poemas preferidos pelos declamadores. 
Esse baiano de Caravelas, que veio ser jornalista no Ceará, fundando em 1928 o jornal O POVO, merecia ser mais lembrado. Raymundo Netto, notável trabalhador intelectual, escreveu uma série de textos sobre ele, mas suponho que não foram enfeixados em livro. Mas um dia desses ele, Netto, lembrou que este ano de 2018 marca os 130 anos do escritor.
Nesse artigo, em que faz justiça ao homem de letras, Raymundo Netto afirma: “Quem conhece um pouco da história do Ceará sabe que é impossível se passar pelas décadas de 1910 a 1940 do século XX sem tocar no seu nome.”
Meu Pai, o poeta e pintor Otacílio de Azevedo, que conheceu de perto esse intelectual, ao lembrá-lo no livro Fortaleza Descalça disse ter sido ele “talvez o maior dos jornalistas de nossa terra”.

Sânzio de Azevedo
                                                      Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, membro da Academia Cearense de Letras e, ainda hoje, o maior pesquisador da literatura produzida no estado do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário